As tecnologias digitais fazem parte da nossa vida cotidiana e estão, cada vez mais, modificando a relação da educação com o saber. Na escola, o vídeo se torna agradável ao aluno, pois já faz parte de sua realidade e se aproveitado pelo educador, integrando-o ao tema trabalhado em sala de aula, se torna uma fonte de pesquisa muito interessante.
A utilização de vídeos na educação aproxima a realidade escolar e os interesses do aluno, que considera um vídeo um momento de lazer, de descanso. Então, o educador pode aproveitar essa expectativa positiva do aluno e atraí-lo para os assuntos planejados pedagogicamente pela escola.
“Educar pessoas com maior amplitude e flexibilidade de olhares é um dos caminhos indispensáveis para se construir sociedades cada vez mais humanas, democráticas e solidárias.” (Santomé 1996)
Uma vantagem da utilização de vídeos na educação é a facilidade de utilização, porque se pode avançar, recuar, repetir, pausar, enfim, funciona como se estivéssemos folheando um livro, o fazemos no nosso tempo.
Segundo Moran, as propostas de utilização de vídeos na educação são:
· Vídeo como sensibilização -> desperta a curiosidade e a motivação para novos temas;
· Vídeo como ilustração -> mostra o que se fala em sala de aula;
· Vídeo como simulação -> simula experiências de química que não podem ser feitas em sala de aula por serem perigosas;
· Vídeo como conteúdo de ensino -> mostra um assunto de forma direta ou indireta;
· Vídeo como produção -> como documentação, registro de eventos, de aulas, de estudos do meio, de experiências, de entrevistas e depoimentos. Como expressão, nova forma de comunicação;
· Vídeo como avaliação -> dos alunos, do professor e do processo;
· Vídeo espelho -> para análise do grupo e dos papéis de cada um, e
· Vídeo como integração/suporte -> de outras mídias como computador, CD-Rom, videogames, internet.
Então, apesar de ainda ser um processo que está em desenvolvimento, devemos apostar nesse tipo de educação com vídeo, pois estimula os alunos a buscar o aprendizado de uma forma instigante e divertida.
Referências:
DALLACOSTA, Adriana, SOUZA, Daniela Debastiani de, TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach, FRANCO, Sergio Roberto Kieling. O Vídeo Digital e a Educação.
MORAN, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. Revista Comunicação e Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]:27 a 35, jan./abr. de 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário