O JOL é a coleta e a distribuição de informações por redes de computadores como a internet e por meios digitais. Utiliza como recursos as características típicas da internet, como interatividade, hipermedialidade e multimedialidade.
Inicialmente o jornal digital era apenas um “chamarisco” para que o leitor assinasse a versão impressa, contendo em suas páginas somente algumas notícias do jornal impresso. Em um segundo momento, passou a exibir todo o conteúdo das edições impressas e, posteriormente, além do conteúdo normal, um conteúdo extra e atualizado.
Atualmente uma das principais indagações a esse respeito é se o jornal impresso será extinto futuramente. Isso é algo possível de acontecer, pois o jornal digital tem crescido muito e tem muitas vantagens em relação ao jornal impresso, como por exemplo:
è O custo de produção e de distribuição é muito inferior em relação ao impresso;
è As reportagens e os artigos podem ser complementados com informações adicionais;
è As notícias podem ser atualizadas a qualquer momento e acessadas em qualquer parte do mundo;
è Pode- se disponibilizar serviços como: consulta a bancos de dados com arquivos das edições passadas, classificados online, programas de busca, fóruns de discussão abertos ao público, canais de bate-papo em tempo real e muitos outros.
Outro fator são os jovens que só querem saber de internet, sites de relacionamento etc, então notícias on-line chamam muito mais atenção deles do que notícias em um jornal impresso, que acaba sendo adquirido somente por pessoas mais antigas.
O fato de não precisar esperar até o dia seguinte para ler as notícias é algo que também atrai cada vez mais gente.
Mas, temos alguns pontos em favor do impresso, como a facilidade de acesso e transporte. Qualquer um compra um jornal e pode levá-lo embaixo do braço para qualquer lugar, ler sem ter que apertar o “enter” ou a “barra de rolagem”.
A nós, agora, resta esperar e ver se a extinção das edições digitais realmente irá ocorrer algum dia!
Referências:
ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Tema 6: Jornais Eletrônicos, transparência, [2010?], 32 p. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10744> Acesso em: 25 out. 2010.
SILVEIRA, Alex. Jornais e Revistas Digitais no Futuro e a Inserção do Multimídia. Disponível em: <http://bibliotecno.com.br/?p=522> Acesso em: 25 de out. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário