Este blog faz parte da disciplina de Informação em Mídias Digitais, ministrada pela professora Helen Rozados, do curso de Biblioteconomia da UFRGS. Esteja a vontade para fazer comentários e sugestões!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Banco de Imagens

Hoje em dia onde tudo é informatizado e digital, as imagens não poderiam deixar de ser! Apesar do termo ‘banco de imagens’ ter sido criado lá pela década de 20, é muito atual e muito utilizado pelas editoras, pelas agências de publicidade, pelos departamentos de marketing e comunicação de empresas, jornais, revistas, empresas de web design e artistas gráficos.
Define-se como um sistema de captura de imagens, seu tratamento, sua organização e recuperação. É um serviço oferecido por muitos sites, onde é possível obter as mais diferentes imagens ou fotografias prontas para serem usadas. Podemos encontrar todos os assuntos imagináveis, como por exemplo, cidades, países, esportes, culinária, animais etc.
A facilidade de obtenção dessas imagens atualmente é cada vez maior, assim podemos ilustrar textos ou vídeos que queremos reproduzir. Quanto à obtenção das imagens, existem serviços gratuitos, os royalty-free, que são aqueles onde as fotos obtidas podem ser usadas diversas vezes, e existem também os serviços em que é preciso pagar uma taxa cada vez que a imagem é utilizada e há um limite de usos para a imagem também.
As agências brasileiras de notícias já possuem seus bancos de imagens, como a Agência O Globo, que possui cerca de 5 milhões de fotos disponíveis para compra, e a Agência da Folha de São Paulo, que possui 300 mil imagens. O governo também mantém banco de imagens, como o do Senado Federal.
Para encerrar recuperei uma imagem de uma biblioteca, em um banco de imagens gratuito, muito bonita, na Turquia.


Referências
BARBIERI, Cristina Correia Dias; INNARELLI, Humberto Celeste; MARTINS, Neire do Rossio. Gerenciamento eletrônico de documentos: criação de um banco de informações e imagens no Arquivo Permanente da UNICAMP. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS BIBLIOTECAS CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO E MUSEUS, 1.,2002. Textos... São Paulo: Imprensa Oficial, 2002. p.53-66.


Nenhum comentário:

Postar um comentário