Este blog faz parte da disciplina de Informação em Mídias Digitais, ministrada pela professora Helen Rozados, do curso de Biblioteconomia da UFRGS. Esteja a vontade para fazer comentários e sugestões!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Imagem e os Sistemas de Informação

Olá pessoal!


Nosso assunto de hoje é a imagem e os sistemas de informação.



Biblioteca Nacional da França

Imagem é a representação visual de um objeto, de um local, enfim, de alguma coisa.
Para o profissional da informação a imagem é muito importante, pois através do acervo fotográfico podem recuperar e disseminar a informação. Além de tudo esses acervos são essenciais para instituições como museus, arquivos, bibliotecas e escolas, pois servem para registrar, fenômenos históricos, servem como suporte pedagógico, como auxílio aos pesquisadores e cientistas e para aqueles que apenas se interessam pelos fatos. Então é de suma importância para o profissional da informação estabelecer uma política de recuperação de informação que inclua o estudioso de imagens.


...em se tratando do trabalho com documentos fotográficos, é necessário do profissional da informação além dos conhecimentos técnicos, a sua capacidade cognitiva para avaliar o conteúdo das imagens, buscando compreender que o documento fotográfico tem uma natureza diferenciada, devido a sua linguagem não-textual, e requer uma leitura e interpretação para posterior consulta e recuperação da informação e disseminação junto aos usuários – pesquisadores da diversas áreas do conhecimento (SILVA).




Quando a fotografia surgiu, na metade do século XIX, foi uma revolução para a época. E, em pouco tempo, a imagem digital chegou até nós facilitando e oportunizando imagens com muito mais qualidade. O fato de podermos armazenar as imagens em CD’s, DVD’s, pen drives e também poder obtê-las rapidamente, é algo que ainda surpreende muita gente. Hoje, não precisarmos tirar as fotos, revelar, só para então saber se a foto ficou boa. Esse foi um dos principais motivos que fez com que todos que pudessem adquirissem rapidamente as máquinas digitais. Há também os celulares que possuem máquinas. Isso tudo tornou muito mais dinâmica e acessível à informação a todas as pessoas que assim desejarem. E tomara que essa revolução tecnológica continue nos surpreendendo a cada dia!

Até a próxima.

Referências:

SILVA, Rosi Cristina da. O profissional da informação como mediador entre o documento e o usuário: a experiência do acervo fotográfico da Fundação Joaquim Nabuco.

OLIVEIRA, Erivam Morais de. Da fotografia analógica à ascensão da fotografia digital.
HTTP://pt.wikipedia.org.br/wiki/imagem




Nenhum comentário:

Postar um comentário