Este blog faz parte da disciplina de Informação em Mídias Digitais, ministrada pela professora Helen Rozados, do curso de Biblioteconomia da UFRGS. Esteja a vontade para fazer comentários e sugestões!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Convergência das Mídias

Olá pessoal,
Para esse nosso último post o assunto escolhido foi “A Convergência das Mídias”.
Bom, com o início da revolução digital a comunicação entre os homens tem sofrido inúmeras transformações, que vai desde a criação de novos canais de comunicação até as mudanças nas linguagens de meios já existentes.
Podemos definir Convergência das Mídias como fazer com que o usuário saia das mídias ditas tradicionais e vá em direção de novas mídias, como internet, celular, blue-ray entre outras. É uma transformação cultural.
“A Convergência das Mídias é a interação e interconexão entre a imprensa, a rádio, a televisão, os telefones, os computadores e as tecnologias de rede. Ela prevê que toda a informação esteja disponível, a toda a gente, em todas as horas, em todos os lugares, em suporte digital (sob a forma de bits) onde será possível interagir com a própria informação, com o saber bem, como alcançar os centros de produção de conhecimento que lhe dão origem.” (McLHUAN, Marshall)

Mas será que essas novas mídias podem nos auxiliar na busca e na recuperação de informação para que se torne cada vez mais ágil e eficiente? É claro que sim!
A convergência midiática está mudando totalmente os hábitos de busca de informação. Hoje podemos visitar museus através da internet, por exemplo, o Louvre, coisa que até pouco tempo só poderíamos fazer se tivéssemos condições de viajar até a França. Podemos fazer uma busca de livros em bibliotecas e livrarias virtualmente, o que agiliza muito a recuperação da informação. Também podemos ser produtores de informação. O YouTube é um bom exemplo disso.
Piérre Lévy lança um conceito de “Inteligências Coletivas”, onde afirma que a internet pode criar uma espécie de “ágora virtual”, onde os cidadãos poderão deliberar sobre assuntos que lhe concernem diretamente, criando espaços virtuais temáticos, onde compartilhem suas inteligências individuais, memórias, percepções, imaginações, resultando numa aprendizagem coletiva, enfim, na troca de conhecimentos. Nesse sentido, as comunidades virtuais podem contribuir positivamente para o avanço da humanidade.
Então, devemos aproveitar todas essa possibilidades de aprendizagem, mas sempre filtrando as informações para buscar somente aquilo que for de qualidade.
Até a próxima!
Referências:
McLHUAN, Marshall. A Convergência das Mídias: do Mass ao Self Media. In: http://www.citi.pt/estudos_multi/joao_mesquita/index.html
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência.
SILVA, Angélica. A Convergência de Mídias como Ferramenta na Construção das Inteligências Coletivas. Morpheus – Revista Eletrônica em Ciências Humanas – Ano 02, número 02, 2003.


domingo, 5 de dezembro de 2010

Redes Sociais

“Redes sociais são redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder.” (AMARAL, VIVIANNE)

Nos dias atuais não já quem não pertença a uma comunidade ou rede social. Até mesmo as pessoas mais velhas já aderiram a essa prática. Através das redes sociais, como o Orkut, Facebook, Twitter, blogs, entre outros, é possível encontrar amigos, ter relações de trabalho, de aprendizado e estudo, e há aqueles que as utilizam também para encontrar namorados!

Eu mesma participo de alguns blogs relativos à biblioteconomia, onde se tem notícias sobre a área, sobre o mercado de trabalho, sobre estágios, seminários e palestras.
Esse nosso blog, criado para essa disciplina, também é uma forma de nos comunicarmos com pessoas com mesmo interesse que o nosso.
Na própria Fabico - UFRGS temos um grupo de discussão do Centro Acadêmico - CABAM, que nos mantém atualizados. Por exemplo, nesse grupo foi disponibilizado o novo currículo da Biblioteconomia, que entrará em vigor no próximo ano, 2011.
Portanto, as redes sociais servem para integração, comunicação e aprendizado entre pessoas das mais diversas partes do mundo, pessoas que tenham o mesmo interesse, seja ele comercial, educacional ou pessoal.

Referências:
AMARAL, Vivianne. Redes: uma nova forma de atuar. In: www.abdl.org.br/.../Redes:%20uma%20nova%20forma%20de%20atuar.pdf, acesso em 05 de dezembro de 2010.